Pesquisar no blog

2 de agosto de 2011

Projeto Novos Talentos da Física realizou cursos no Período de Férias

Entre os dias 25 a 29 de julho, período de férias, professores e estudantes de escolas da rede pública de Rio Grande participaram de diferentes atividades educativas, inerente a ações dos Novos Talentos da Física, dentro do projeto "A educação Científica: O Ensino de Física a partir do Contexto Sócio-Cultural e das Tecnologias Digitais". As ações totalizaram 40 horas, entre atividades teóricas e práticas, desenvolvendo tópicos de Física, distribuídos em dois cursos, envolvendo mais de 40 professores e estudantes.
As atividades do projeto foram desenvolvidas por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática da FURG. As temáticas desenvolvidas foram: experienciando tópicos de Física com auxílio do computador; estudando Termodinâmica para manter a cabeça fria; desenvolvendo a Ótica com material hipermidiático; desenvolvendo tópicos de Física com auxílio do programa Modellus; compreendendo os conceitos de ondas sonoras, a partir de situações problemas.
De acordo com os integrantes do projeto, foi uma semana de muitas convivências, um experienciar muito gratificante, com o envolvimento de professores e estudantes, especialmente por aproximar alunos e docentes da Escola com a Universidade, oportunizando a troca e a aprendizagem coletiva em torno das temáticas da Física.
Imagens e informações sobre as ações do projeto estão disponibilizadas no site: http://www.novostalentosfisica.furg.br.