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9 de outubro de 2009

Explore em suas aulas - Interactive Science Simulations do PhET

Frente às possibilidades de exploração das TICs na Educação o computador passa a ser uma ferramenta auxiliar, permitindo aos professores e estudantes intervirem no processo de ensino-aprendizagem, simulando determinados experimentos, testando hipóteses, estabelecendo relações, observando resultados ou simplesmente analisando a evolução temporal de um evento.
Recomendo que você visite e conheça os trabalhos desenvolvidos pelo PhET – Physics Education Technogy, ligados a University of Colorado, Boulder. Você terá a oportunidade de interagir com os simuladores das áreas de Química, Biologia, Física e Ciências, propostas didáticas e atividades, podendo disponibilizar as suas atividades. 

Basicamente, a simulação cria as condições de existência de um determinado fenômeno, possibilitando ao aluno entrar com os dados e variáveis e medir, através de várias repetições da atividade, os resultados, como no exemplo da figura acima. Com isto, é possível que o aluno tenha uma melhor compreensão daquilo que está estudando.  
O objetivo principal da simulação, portanto, é proporcionar aos professores e estudantes uma oportunidade para estudar fenômenos físicos baseados nas técnicas e ferramentas existentes em um laboratório tradicional, quando este laboratório não está disponível para este tipo de aprendizagem, mas devemos levar em consideração que a simulação não substitui o laboratório de física e apresenta determinadas limitações.
E você o que pensa sobre o uso dos simuladores interativos em sala de aula?

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