Pesquisar no blog

9 de outubro de 2010

Desenvolvendo atividades sobre as Fases da Lua e Eclipses

Olá Amigos,
Abaixo disponibilizamos material referente as Fases da Lua, objetivamos trocar idéias sobre como poderemos aproveitar o mesmo na Educação Básica, para tal, é importante que você comente sobre possíveis atividades que poderemos estar desenvolvendo em sala de aula a partir do material.
** Este material foi retirado de nossa publicação -  ÓTICA NO ENSINO MÉDIO- HIPERMÍDIA DE APOIO AO PROFESSOR DE FÍSICA n.7 - ISSN 1808-3382. Heckler, Valmir. Ótica no ensino médio. [recurso eletrônico] / Valmir Heckler, Maria de Fátima Oliveira Saraiva e Kepler de Souza Oliveira Filho. - Porto Alegre : UFRGS, Instituto de Física, Programa da Pós-Graduação em Ensino de Física, 2005.


As fases da Lua são causadas pelas posições relativas da Terra, da Lua e do Sol. Um fator relevante é que todos os planetas do Sistema Solar estão sempre semi-iluminados pela luz provinda do Sol. No caso da Lua, também semi-iluminada pelo Sol, a fase em que ela se encontra depende de quanto de sua face iluminada está voltada para a Terra.
A Lua órbita a Terra em 27 dias 7 horas 43 minutos em relação às estrelas e em 29,5 dias em relação ao Sol. A forma da lua em cada fase é visualizada diferentemente por observadores localizados em pontos distintos da Terra.
Simulação 1 - Simulação do movimento da Lua em torno da Terra, mostrando as diferentes posições na órbita, em relação ao Sol, em que acontecem as diferentes fases. (Não está em escala)
OBS: EM BREVE ESTAREMOS DISPONIBILIZANDO A ANIMAÇÃO...ESTAMOS COM PROBLEMAS TÉCNICOS
Observa-se, através da simulação acima (simulação 1), que quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham ocorrem a lua nova e a lua cheia. Nos pontos médios entre estes dois instantes, ocorrem o quarto crescente e o quarto minguante.
É importante notar que a simulação acima não apresenta corretamente as órbitas da Terra em torno do Sol e da Lua em torno da Terra, pois estas órbitas não estão no mesmo plano, e da maneira que está sendo simulado, todos no mesmo plano, deveria acontecer um eclipse da Lua a cada Lua Cheia, e um eclipse do Sol a cada Lua Nova.
Na figura abaixo (figura 1), mostra-se que o plano da órbita da Lua em torno da Terra não é o mesmo plano que o da órbita da Terra em torno do Sol.

Figura 1 - Figura que mostra o plano da órbita da Lua em torno da Terra.
Na figura abaixo (figura 2), observa-se que o plano da órbita da Lua está inclinado 5,2° em relação ao plano da órbita da Terra. Portanto só ocorrem eclipses quando a Lua está na fase de Lua Cheia ou Nova, e quando o Sol está sobre a linha dos nodos, que é a linha de intersecção do plano da órbita da Terra em torno do Sol com o plano da órbita da Lua em torno da Terra.
 
Figura 2 - A inclinação do plano da órbita da Lua em relação plano de órbita da Terra e a formação dos eclipses.

Nenhum comentário: