Pesquisar no blog

20 de março de 2011

“CAPSULA DO TEMPO PREVENDO DIÁLOGOS... PROJETANDO FUTUROS”

Prezad@s leitores,
Em meados de dezembro de 2001, em uma turma de formandos do Ensino Médio, na qual eu era professor de física, surgiu por parte da instituição de ensino o desafio de construir uma “Cápsula do Tempo”. Os estudantes e os professores da turma poderiam deixar registrados em textos e ou objetos, sonhos, expectativas, visões de futuro, prevendo questões pessoais, profissionais, os quais foram fechados em um tubo PVC (cápsula) e enterrados em uma mata nativa próxima a escola.
A referida Cápsula do tempo foi construída com a intencionalidade de ser aberta em dezembro de 2011, ou seja, depois de passados 10 anos. A turma (foto) irá se encontrar na Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM, escola localizada na região noroeste do RS.
Imagino que será um grande momento de encontro entre estudantes e professores. Afinal qual era a nossa visão sobre o futuro a 10 anos? O que realizamos dos nossos sonhos projetados a uma década? Em que lugares caminhamos durantes estes anos?
Quase 10 anos já se passaram e em breve estarei com os diferentes atores e personagens da referida história, e o que mais me “assusta” neste momento, é observar que dos meus sonhos em termos de projetos pessoais e profissionais, quase todos conseguimos realizar, e observo que foram muitos e estes muito significativos..., demonstrando que “a vida” nos oportuniza a felicidade em pequenas coisas, que somadas se transforma em uma “fonte do viver”. 
Seria este registro na “Cápsula do Tempo” uma forma de termos um planejamento em nossas vidas pessoais e profissionais? Estou muito “curioso” para poder ler os demais registros ao serem abertos, encontrar as pessoas e dialogarmos sobre esta década que se passou?
E o que será que aconteceu como o que projetamos para a nossa sociedade e mundo?
Penso que teremos um grande desafio neste encontro, a de fazermos os devidos registros e de transformarmos este material em uma produção textual coletiva e quem sabe ser o nosso livro da “CAPSULA DO TEMPO PREVENDO DIÁLOGOS... PROJETANDO FUTUROS”.
E você, que experiências já vivenciou com “Cápsulas do Tempo”? De que forma projetas sua vida profissional e pessoal para os próximos 10 anos?
Como estarão nossos ex-alunos? O que aproveitaram de nossas aulas? Que comentários sobre as nossas aulas, sobre nós professores e nossa escola devem estar registrados nesta cápsula do tempo?
OPS! Para terminar minha reflexão, questiono sobre como estão, depois de uma década, nossas aulas do Ensino de Física?  Caso tenhas respostas aos diferentes questionamentos, registre neste blog.

4 comentários:

Helton Eduardo Ritter disse...

A que estão as minhas coisas será aberta em 2015. E quantos planos que mudaram de lá para cá. Seria uma boa oportunidade de emcapsular agora planos de mais 10 anos. Saudações Valmir.

Prof. Valmir Heckler disse...

Olá Helton. Vejo que seria interessante termos um histórico dos registros dos sonhos e projetos..., para que possamos no futuro analisar as diferentes visões de nossa época.
Forte Abraço,
Prof. Valmir

Leti Schuh disse...

Grande prof. Valmir!
Gostei muito do blog e dessa surpresa do post "cápsula do tempo". Não vejo a hora de rever todos e participar dessa reflexão ao vivo!
Um abraço! Letícia Schuh

Boesing disse...

Graaaaande Valmir!

E como as coisas mudam! Os planos são uma constante refazenda e a nossa vida vai se moldando na medida que as oportunidades e as dificuldades vão aprecendo...

Como bem disse o Helton, passaram-se pouco mais de 30% dos meus 10 anos e já vejo tantas diferenças...

Espero que vocês tenham um momento interessante, de muitos reencontros risos e muito saudosismo sadio. Aguardo ansiosamento o meu momento de fazê-lo! Faltam 7 anos!

De ante-mão, Valmir, reserve também o dezembro de 2018 para que nos encontremos com o restante da HelloGang. Sabes que a nossa turma tem um carinho especial por ti. Acho que fomos a ultima turma que teve o privilégio de acompanhar as tuas aulas da 8ª serie ao 3º ano, no seu ciclo na Setrem.

Como bem disseste no nosso ultimo dia letivo: "O importante é termos o nosso referencial em mente. Sabermos o nosso ponto de referência. Só aí saberemos se estamos realmente em movimento nas nossas vidas. Só aí saberemos de onde viemos, para onde vamos e o que queremos."

Sábias palavras. :D

Tenha um ótimo fecho de ano, e que venha outro melhor ainda!

Forte Abraço!