Descrevemos alguns resultados importantes obtidos com a implementação dos projetos:
- A implementação da Aquisição Automática de dados e da análise dos mesmos com auxilio de um software computacional no Laboratório de Física da Instituição. Representa-se na figura abaixo, o tubo “PVC com as 12 bobinas construídas pelos alunos e o software “gram” com registros dos pulsos elétricos”, e ao lado visualiza-se a organização de um dos “valores experimentais, seguido da análise e interpretação dos dados, com auxílio de planilha eletrônica” (Heckler, 2004, pág. 55), mostrando o potencial que pode ser explorado nos laboratórios de Física de uma escola de Ensino Médio. Figura – Exemplo de coleta e análise de dados, obtidos por alunos do Ensino Médio com auxílio do computador
Fonte: HECKLER, V. – Revista SETREM, 2004 – pág. 55 - 56.
Fonte: HECKLER, V. – Revista SETREM, 2004 – pág. 55 - 56.
Figura – Projeto de 2002 tinha como “diferencial” uma página de Internet.
- Desenvolvimento de uma página na Internet, algo inovador para o referido período. Constituía uma forma de organização, estruturação e socialização do projeto. Conforme se visualiza na figura acima, a página apresentava o projeto, os participantes, as fotos, os desafios, os dados experimentais, as referências teóricas, as conclusões, a bibliografia, a Instituição, os agradecimentos e os contatos.
- A oportunidade de socialização do projeto, conforme figura abaixo, oportunizou aos estudantes e orientador crescimento, com a interação com o público, a defesa do projeto, do aprimoramento de seus conceitos, da obsorção das críticas e do diálogo permanente entre estudantes e professor.
- A oportunidade de socialização do projeto, conforme figura abaixo, oportunizou aos estudantes e orientador crescimento, com a interação com o público, a defesa do projeto, do aprimoramento de seus conceitos, da obsorção das críticas e do diálogo permanente entre estudantes e professor.
Figura – Os estudantes Emílio e Paulo socializando o projeto na Feira do PEIES.
Figura – Professor Valmir, os estudantes Emílio e Paulo, recebendo a premiação na Cerimônia Oficial da Feira do PEIES da Edição de 2002.
- A conquista do segundo lugar, no detalhe da figura acima, na área de Ciências Exatas da Feira de Ciências, Artes e Tecnologia do PEIES da UFSM, foi um marco importante, de estímulo, de reconhecimento e de desafio para a criação de novos projetos nas áreas das Ciências Exatas da SETREM.
Crie o seu comentário sobre o projeto.
- A conquista do segundo lugar, no detalhe da figura acima, na área de Ciências Exatas da Feira de Ciências, Artes e Tecnologia do PEIES da UFSM, foi um marco importante, de estímulo, de reconhecimento e de desafio para a criação de novos projetos nas áreas das Ciências Exatas da SETREM.
Crie o seu comentário sobre o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário