Pesquisar no blog

1 de junho de 2009

Desenvolvendo a Leitura e a Escrita na Escola

Prezados Leitores! Estivemos nos dias 29 e 30 de maio (2009), participando do Encontro Nacional de Professores de Língua Portuguesa, Física, Química e Biologia da Rede Sinodal de Educação, encontro este organizado pelo Colégio Sinodal de Roca Sales, da cidade de Roca Sales – RS.

A temática central do evento foram as MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA ESCOLA: desafios à compreensão e à apropriação, objetivando fazer com que professores e escolas reflitam sobre a responsabilidade dos diferentes componentes curriculares envolvidos, como co-responsáveis pelo desenvolvimento da leitura e a escrita na escola.
Frente às temáticas apresentadas, continuo sugerindo a todos que os projetos interdisciplinares e transdisciplinares com os nossos estudantes, são uma das ferramentas mais eficazes no sentido de ampliar a leitura e a escrita de nossos professores e estudantes.
Defendo esta metodologia de trabalho com os estudantes, pois estas atividades desenvolvidas através de projetos apresentam algumas características básicas:
- As atividades levam os alunos a pensar;
- as atividades originam novas perguntas e novos problemas;
- têm múltiplas vias de aproximação do professor e aluno;
- os alunos interagem com seus companheiros;
- há momentos para realizar tarefas em casa;
- as atividades desenvolvem o pensamento em diferentes formas, fomentam a persistência e contribuem a criar atitudes positivas;
- o aluno produz a sua interpretação sobre o assunto que está sendo pesquisado;
- criam a necessidade no educando da produção, pois o mesmo necessita elaborar textos, artigos, apresentações, relatórios, elaborar questionários, tabular dados e interpretá-los;
- cria a necessidade de confrontar idéias e práticas de diferentes autores, sobre o mesmo assunto;
- envolve as diferentes metodologias de pesquisa.

E você o que considera importante, para desenvolver a leitura e escrita na sua escola ou curso? Deixe o seu comentário.

Nenhum comentário: