Pesquisar no blog

24 de junho de 2009

Uso do Laboratório Didático de Física como Ferramenta Auxiliar no Ensino de Mecânica

Exploramos em nossa atividade de Ensino de Física, em algumas aulas de Mecânica, o Laboratório Didático de Física Geral da SETREM, com a finalidade de desenvolver conceitos de vetores, aplicação das Leis de Newton, as relações matemáticas, ângulos de inclinação, força de atrito (fat), força normal de reação (N), uso do dinamômetro como instrumento de medida da força (Newtons) e outros assuntos que surgem naturalmente neste tipo de atividade didática.

Neste espaço de aula, os estudantes e o professor são desafiados a desenvolver relações entre as grandezas, fazer análise das medidas obtidas e compará-las com os valores teóricos calculados, trabalhar em equipe, escrever sobre o que está estudando, visualizar aplicação práticas dos tópicos da mecânica estudados em sala de aula.

Que relações matemáticas e físicas você consegue estabelecer a partir da imagem abaixo? Quais forças o dinamômetro está medindo? E por que o sistema (carrinho) está em equilíbrio?

Quer saber mais sobre este assunto? Então recomendo que assista o vídeo (professor Arthur) disponibilizado abaixo, onde é apresentado um exemplo de plano inclinado, a decomposição dos vetores, força resultante em um plano inclinado e sua relação com a segunda lei de Newton e a força de atrito.

video

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=MXqWaRB_tmE

Agora, você está preparado para ampliar e aprofundar os seus estudos sobre plano inclinado, para tal, recomendamos o uso do simulador de plano inclinado desenvolvido pela equipe do professor Romero Tavares (UFPB). Clique com o mouse sobre a figura abaixo e explore o simulador, variando o ângulo de inclinação, o coeficiente de atrito, a massa do objeto, faça a análise gráfica e vetorial observando a aplicação dos principais conceitos físicos estudados.

Fonte: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived2008/03bForcasPlanoInclinado/animacao/anim.html

Sobre os direitos autorais do simulador e a possibilidade de distribuição Clique Aqui


Faça o seu comentário sobre o assunto e ou deixe as suas dúvidas registradas para que possamos responder as mesmas neste espaço.

5 comentários:

CHRISTIAN PFEIFER E VALMIR HECLER disse...

dae...
muito boa a aula eu só num entendi o porq de ter este video...pois vc mostrou td isso pra nós em aula...

okk?

teh... entra no meu blog...
http//vhcdemo.blogspot.com/

Prof. Valmir Heckler disse...

O vídeo é para aquele estudante que não conseguiu entender na aula, ou precisa revisar.
Forte Abraço,

Prof. Valmir Heckler

Anônimo disse...

Opa!
Como tah?

O Blog, tah 10!

A aula sobre vetores, bastante interessante.

Abraços

Anônimo disse...

Ola, Profº Valmir,

A aula aí, tah bem legal.
O blog tem bastante coisas interessantes!

abraços, até máis!

Anônimo disse...

e aí professor, td blz!!!

A aula ta demais,arrebentou!!!
Gostei do teu blog, show de bola,

abraços até mais...