Pesquisar no blog

30 de setembro de 2009

Ensino de Física para Crianças???

Será possível ensinar física para crianças? Buscamos respostas para esta pergunta desafiadora e encontramos trabalhos positivos desenvolvidos nesta área de estudo.
Observa-se estudos que fazem a inclusão de Física no Ensino de Ciências, exemplo:  A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental (Clique Aqui e leia o Artigo Completo),  de Carlos Schroeder (que foi nosso colega de Mestrado no IF da UFRGS), onde o autor apresenta uma alternativa prática de incluir a Física no Ensino de Ciências para Crianças com idades entre sete e dez anos.
Verificamos que Claudia do Nascimento, fez estudos com crianças da terceira série do Ensino Fundamental, que resultou no trabalho: O Ensino de Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Lendo e Escrevendo Histórias.
As autoras Maria Helena Steffani e Zilk Herzog Meurer fizeram uso de objetos educacionais informatizados para trabalhar conceitos de física com crianças, resultando no trabalho: Ensino de ciências na 5ª. série através de software educacional : o despertar da física.
Encontramos no trabalho de Adelita R.R. Paz, Mara K. Ustra e Sandro R.V. Ustra, um estudo de inclusão da física em atividades de ensino não-formal realizadas numa creche-lar: Pré-Alfabetização em Física na Creche.
Estes trabalhos demonstram a real possibilidade de desenvolvermos o Ensino de Física com Crianças, indicando em seus escritos outros autores que trabalham nesta linha de pesquisa.
Que trabalhos você conhece nesta área? Deixe a sua sugestão.

29 de setembro de 2009

Breves Instruções de Uso da Planilha Excel para análise de Dados

Olá Leitores, disponibilizamos neste espaço uma sugestão simples de como podemos desenvolver uma atividade introdutória da queda dos corpos, de forma atraente e motivadora, envolvendo conceitos básicos da mecânica de queda, desenvolvendo com os estudantes a construção e análise gráfica em planilha Excel.
Importante desenvolver os conhecimentos básicos da ferramenta Excel, antes de iniciar o trabalho e a atividade experimental com o Tubo PVC e a placa de Som do Computador, sugeridos neste blog.

28 de setembro de 2009

Roteiro do Experimento que explora um Tubo PVC e a Placa de Som do Computador

Prezados Leitores, abaixo disponibilizamos um breve roteiro do experimento em que exploramos um tubo PVC e a Placa de Som do Computador, um projeto desenvolvido em conjunto com estudantes da Educação Básica e inserido em atividade do Laboratório de Física. 
Sugiro que você entre inicialmente no roteiro sobre Escutando a Lei de Faraday-Lenz, desenvolvido no IF da UFRGS
Deixamos aqui o desafio de ampliarmos as discussões em torno dos experimentos e das melhorias necessárias no roteiro proposto. Aguardo suas contribuições neste blog.


23 de setembro de 2009

As Novas Tecnologias de Ensino como potencialidades a serem exploradas no Ensino de Física

Olá Pessoal! Abaixo estamos socializando parte do material que utilizamos na Mesa Redonda: Formação de Professores de Matemática e Física na I Semana Acadêmica do IMEF da FURG.
Será que as Tecnologias de Informação e Comunicação  (TICs) realmente podem auxiliar  no Ensino de Física em nossas instituições de Ensino?

22 de setembro de 2009

Ensino de Ótica voltado para professores de Física e Ciências

Durante a I Semana Acadêmica do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da FURG, promovida entre os dias 14 a 18 de setembro de 2009, desenvolvemos o minicurso: Ensino de Ótica voltado para professores de Física e Ciências*, focados em material hipermídico que desenvolvemos durante os últimos anos, e que (em parte os resultados) estão publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física - Uso de Simuladores, Imagens e Animações como Ferramentas Auxiliares no Ensino/Aprendizagem de Ótica.

Os 35 participantes do minicurso, entre professores e graduandos, tiveram a oportunidade de desenvolver diferentes temáticas que estão ligadas ao Ensino de Ótica, estabelecendo possíveis relações a serem trabalhadas na Educação Básica (evidenciadas na figura abaixo), explorando as novas tecnologias de ensino, com o uso de material hipermídico (vídeos, simuladores interativos, imagens animadas, textos, figuras e atividades).E você! O que pensas sobre o Ensino de Ótica na Educação Básica? Qual é a sua sugestão? Deixe o seu comentário, crítica e sugestão neste Blog.

* Quer ter este minicurso em sua Instituição entre em contato com o Autor.