Neste espaço estaremos registrando compreensões em torno de temáticas da Educação em Ciências.
Pesquisar no blog
20 de novembro de 2009
Desenvolvendo Conceitos de Energia Mecânica com Auxílio de Simulador do PHET
10 de novembro de 2009
Aplicações das Leis de Newton - Complementando os seus estudos
16 de outubro de 2009
Hipermídia de Ótica - Uma Ferramenta auxiliar no Ensino de Física
9 de outubro de 2009
Explore em suas aulas - Interactive Science Simulations do PhET
8 de outubro de 2009
Uso do Modellus no Ensino de Física e Matemática
Trata-se de um ambiente computacional que permite a construção e simulação de diferentes fenômenos utilizando equações matemáticas, permitindo a interatividade, a simulação e a interpretação do modelo na mesma tela.
Outros links que podem ser importantes e servir de exemplo:
6 de outubro de 2009
Dualidade Onda-Partícula da Luz - A Idéia do Quantum
Anote as suas principais dúvidas e deixe aqui o seu comentário, buscaremos auxiliar você a ter o(s) caminho(s) das respostas.
30 de setembro de 2009
Ensino de Física para Crianças???
Verificamos que Claudia do Nascimento, fez estudos com crianças da terceira série do Ensino Fundamental, que resultou no trabalho: O Ensino de Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Lendo e Escrevendo Histórias.
As autoras Maria Helena Steffani e Zilk Herzog Meurer fizeram uso de objetos educacionais informatizados para trabalhar conceitos de física com crianças, resultando no trabalho: Ensino de ciências na 5ª. série através de software educacional : o despertar da física.
Que trabalhos você conhece nesta área? Deixe a sua sugestão.
29 de setembro de 2009
Breves Instruções de Uso da Planilha Excel para análise de Dados
28 de setembro de 2009
Roteiro do Experimento que explora um Tubo PVC e a Placa de Som do Computador
Sugiro que você entre inicialmente no roteiro sobre Escutando a Lei de Faraday-Lenz, desenvolvido no IF da UFRGS.
Deixamos aqui o desafio de ampliarmos as discussões em torno dos experimentos e das melhorias necessárias no roteiro proposto. Aguardo suas contribuições neste blog.
23 de setembro de 2009
As Novas Tecnologias de Ensino como potencialidades a serem exploradas no Ensino de Física
22 de setembro de 2009
Ensino de Ótica voltado para professores de Física e Ciências
Os 35 participantes do minicurso, entre professores e graduandos, tiveram a oportunidade de desenvolver diferentes temáticas que estão ligadas ao Ensino de Ótica, estabelecendo possíveis relações a serem trabalhadas na Educação Básica (evidenciadas na figura abaixo), explorando as novas tecnologias de ensino, com o uso de material hipermídico (vídeos, simuladores interativos, imagens animadas, textos, figuras e atividades).E você! O que pensas sobre o Ensino de Ótica na Educação Básica? Qual é a sua sugestão? Deixe o seu comentário, crítica e sugestão neste Blog.
* Quer ter este minicurso em sua Instituição entre em contato com o Autor.
24 de junho de 2009
Uso do Laboratório Didático de Física como Ferramenta Auxiliar no Ensino de Mecânica
Exploramos em nossa atividade de Ensino de Física, em algumas aulas de Mecânica, o Laboratório Didático de Física Geral da SETREM, com a finalidade de desenvolver conceitos de vetores, aplicação das Leis de Newton, as relações matemáticas, ângulos de inclinação, força de atrito (fat), força normal de reação (N), uso do dinamômetro como instrumento de medida da força (Newtons) e outros assuntos que surgem naturalmente neste tipo de atividade didática.
Neste espaço de aula, os estudantes e o professor são desafiados a desenvolver relações entre as grandezas, fazer análise das medidas obtidas e compará-las com os valores teóricos calculados, trabalhar em equipe, escrever sobre o que está estudando, visualizar aplicação práticas dos tópicos da mecânica estudados em sala de aula.
Que relações matemáticas e físicas você consegue estabelecer a partir da imagem abaixo? Quais forças o dinamômetro está medindo? E por que o sistema (carrinho) está em equilíbrio?
Quer saber mais sobre este assunto? Então recomendo que assista o vídeo (professor Arthur) disponibilizado abaixo, onde é apresentado um exemplo de plano inclinado, a decomposição dos vetores, força resultante em um plano inclinado e sua relação com a segunda lei de Newton e a força de atrito.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=MXqWaRB_tmE
Agora, você está preparado para ampliar e aprofundar os seus estudos sobre plano inclinado, para tal, recomendamos o uso do simulador de plano inclinado desenvolvido pela equipe do professor Romero Tavares (UFPB). Clique com o mouse sobre a figura abaixo e explore o simulador, variando o ângulo de inclinação, o coeficiente de atrito, a massa do objeto, faça a análise gráfica e vetorial observando a aplicação dos principais conceitos físicos estudados.
Fonte: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived2008/03bForcasPlanoInclinado/animacao/anim.html
Sobre os direitos autorais do simulador e a possibilidade de distribuição Clique Aqui
Faça o seu comentário sobre o assunto e ou deixe as suas dúvidas registradas para que possamos responder as mesmas neste espaço.