Pesquisar no blog

4 de março de 2009

As etapas de um Projeto de Pesquisa

Amigo leitor! Observa-se que cada vez mais, o estudante se depara com a necessidade de desenvolver Projetos de Pesquisa em suas atividades acadêmicas e ou escolares.
O grande desafio é o desenvolvimento e a produção própria do trabalho científico, abandonando a velha e tradicional cópia e ou a transcrição de textos de diferentes autores, a qual está muito acostumada a fazer, principalmente em função dos baixos níveis de exigências existentes na maioria de nossas escolas no sentido da produção textual própria e a falta de leitura.
Fonte: Material de aula do professor Valmir Heckler

Para desenvolver um bom trabalho de pesquisa, com validade, sugerimos que você siga algumas etapas importantes apresentadas na figura acima. Inicialmente precisamos ter a idéia do que fazer, dentro de uma das áreas do conhecimento, e a leitura se apresenta como uma das principais ferramentas para que você conheça as áreas e tenha as referidas idéias.
Quando surgem idéias é importante compartilhar com colegas e professor(es) os quais poderão ser os seus parceiros do projeto. Pois as idéias precisam ser organizadas e inicia a fase do planejamento e escrita do projeto com auxilio de um ou mais orientador (professor). Para a escrita do projeto, é preciso ter muita leitura de materiais, livros, artigos, visitas, entrevistas....
Concluído o projeto, acontece a execução do mesmo, resultando em leituras mais aprofundadas do assunto, pesquisas de campo, muitas vezes envolve a construção de protótipos, aquisição de dados, principalmente nas áreas de engenharia, sistemas de informação e ou nas “ciências exatas”. Etapa seguinte é a análise dos resultados, a conclusão e indicação de possíveis melhorias, gerando relatórios do trabalho, artigos científicos e ou trabalhos de conclusão de curso, nas graduações, monografias na pós-graduação, dissertações no mestrado e teses no doutorado.

Nenhum comentário: