Pesquisar no blog

11 de março de 2009

Até que ponto as radiações eletromagnéticas apresentam efeitos nocivos a saúde humana?

Amigo leitor, queremos nesta coluna instigar uma reflexão inicial, as quais estaremos aprofundando criticamente nas próximas edições, sobre os possíveis efeitos nocivos das radiações eletromagnéticas a saúde humana, pois em função dos avanços tecnológicos estamos cada vez mais “imersos” e expostos as mesmas.
Inicialmente faz-se necessário o esclarecimento de que as fontes de radiação eletromagnética, podem ser de ordem natural, como o da luz solar, ou originadas por diferentes equipamentos, entre alguns estão, antenas de celulares, antenas de rádios e televisão, o forno de microondas, as redes móveis de telefonia e Internet, o raio X e radares.
As radiações emitidas por estas fontes fazem parte do que conhecemos por espectro eletromagnético, abrangendo as ondas de rádio, os raios solares, ultravioletas e infravermelhos, até os raios X e gama, medidas em sua freqüência na unidade Herz (Hz), onde quanto maior for a referida medida, maior será a sua concentração de energia.

Historicamente os Raios X, ganha destaque nos estudos dos efeitos nocivos das radiações ao corpo humano, pois após a liberação para produção e venda comercial do mesmo, por volta do ano de 1986, os raios X começaram a ser utilizados para diagnóstico na medicina e odontologia, e uso nas terapias de cancerosos, tuberculosos e pacientes com inflamações dolorosas. Porém descobriu-se mais tarde que o tal "remédio" teve efeitos piores que a doença, devido a precariedade dos aparelhos, pela falta de proteção adequada e pelo total desconhecimento das doses que estavam sendo ministradas e dos seus efeitos.
A pergunta que mais permeia nos últimos anos nas discussões de diferentes comunidades, é se as radiações emitidas por antenas de celulares, antenas de televisão e rádio também podem ou não ser nocivas a nossa saúde? Até aqui, respostas e ou conclusões críticas não são possíveis pela falta de programas de estudos que levem ao consenso científico e ou socialização de pesquisas neste campo.Sabemos que tais radiações possuem concentração de energia muito inferior aos dos raios X, mas você sabe quais são as taxas de radiação limites para o ser humano, frente a exposição de tais fontes emissoras de radiação?

Nenhum comentário: