Popularmente fala-se que a passagem de um segundo é como um “piscar de olhos”, e que os “detalhes mais importantes de nossa vida são decididos em uma fração de segundos”. Mas, e se o contexto for o trânsito, o que mesmo pode significar o intervalo de um segundo?
Velocidade, uma relação entre as grandezas de distância e tempo, a muito estudados nas escolas, mas pouco aplicadas quando se trata do ato de dirigir automóveis. Vamos lá, pense em quantas vezes você já esteve em carros com velocidades superiores a de 80 km/h? E o motorista, olhando a paisagem, trocando o CD, atendendo o celular, abrindo o pacote de biscoitos, procurando o óculos no porta-luva, entre inúmeras outras coisas que ele pode estar fazendo.
Mas você já analisou o que significa um segundo para quem está andando a 80km/h? Então substituimos as unidades de km por metro (m) e hora (h) por segundos (s) e vejamos que 80(1000m/3600s), equivale a 22,22 m/s, significando que no intervalo de 1s o deslocamento foi de 22,22m. E quem anda à 120 km/h, desloca-se 33,33 m para o mesmo intervalo.
Fique alerta! Pois cada segundo de distração, desvio na atenção, ou do tempo necessário de reação para a tomada de decisão ao volante, podem significar muitos metros de deslocamento, colisões inevitáveis, atropelamentos, perda de controle da direção e o risco de de morte.
Estamos em um país com mais de 40.000 mortes por ano em acidentes de trânsito, onde 90% deles são causados por falha humana. Refletida neste próximo intervalo de um segundo, enquanto você lê a pergunta. Quantos dos acidentes de trânsito estão ligadas a falta de percepção e aplicação do significado dos valores de km/h para o seu deslocando e a sua representatividade para o intervalo de um segundo?
3 comentários:
Valmir sempre inovando :)
Precisamos explorar melhor as ferramentas da Internet em prol da educação, principalmente para a melhoria do processo ensino - aprendizagem de nossos estudantes.
Prof. Valmir Heckler
matéria mutio interessante...
precisamos de professores assim, como você!
espero que possa aprender muito com contigo professor.
teh semana que vem...
christianpfei@hotmail.com
Postar um comentário