Pesquisar no blog

2 de março de 2009

O que é o “tal do PLASMA”?

Caro amigo leitor, pense nas seguintes perguntas: Você sabe o que é Plasma? A onde é possível encontrá-lo? Quais são as suas aplicabilidades tecnológicas?
Quais são as suas respostas para as referidas perguntas? Imagino que estejas curioso para saber se a sua resposta está ou não de acordo com o que vou apresentar ao longo desta coluna.
Pois bem, convido você a olhar a sua volta, observe que existem objetos em estado sólido, substâncias em estado líquido e possivelmente alguns fluidos em estado gasoso. Quem de nós não estudou na escola os estados da matéria (sólido, líquido e gasoso)? Ou seja, os três famosos estados da matéria, ditas como formas de encontrar a matéria na natureza.

Fonte: http://www.firstscience.com/home/images/legacygallery/plasma.jpg


Atualmente a comunidade científica, apresenta além dos estados acima mencionados, outros três estados cientificamente comprovados e ordenados da seguinte forma: Plasma, Condensado Bose-Einstein e o Gás Fermiônico.
O nosso interesse aqui é explorar a temática Plasma, o apresento como o 40 estado da matéria, tratando-se de um gás ionizado, formado por elétrons livres, íons e átomos neutros em quantidades diferenciadas, distinto do estado gasoso (gás) da matéria que é composto de átomos neutros. Portanto, consideramos que a grande diferença entre gás e plasma está na natureza distintas das suas estruturas.
O plasma é a matéria visível mais presente do Universo, representando aproximadamente 99% dela. Encontra-se em diversos fenômenos, até perceptíveis em nosso cotidiano, como por exemplo, em uma chama de vela, na luminescência da lâmpada fluorescente, nas descargas elétricas atmosféricas, corona solar, centro do Sol e na ionosfera terrestre.
O homem pode gerar o plasma em laboratório, em três formas distintas: plasma físico (fusão termonuclear); plasma térmico e plasma frio. Esta geração permite o aproveitamento do Plasma para o desenvolvimento tecnológico, como por exemplo, na fabricação de circuitos integrados, nos tratamentos de superfícies, na fabricação de filmes de grau eletrônico, na soldagem, entre outros.
Para finalizar, vou provocar mais um pouco você. Afinal, como funciona a tela da TV de Plasma? O que tem haver ou não com o Plasma aqui apresentado?

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante professor, o senhor podia tambem publicar algumas coisas sobre os outros dois estados da materia (Condensado Bose-Einstein e o Gás Fermiônico). Seria muito legal!!!