Pesquisar no blog

6 de março de 2009

O que pode mesmo significar o intervalo de um segundo no Trânsito?

Amigo leitor pare alguns segundos para refletir, afinal o que significa mesmo o intervalo de um segundo? Sabe-se que o segundo é definido em termos da radiação característica de um átomo de 133Cs (Césio 133), que é empregado em relógio atômico. "O segundo é a duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133."
Popularmente fala-se que a passagem de um segundo é como um “piscar de olhos”, e que os “detalhes mais importantes de nossa vida são decididos em uma fração de segundos”. Mas, e se o contexto for o trânsito, o que mesmo pode significar o intervalo de um segundo?

Velocidade, uma relação entre as grandezas de distância e tempo, a muito estudados nas escolas, mas pouco aplicadas quando se trata do ato de dirigir automóveis. Vamos lá, pense em quantas vezes você já esteve em carros com velocidades superiores a de 80 km/h? E o motorista, olhando a paisagem, trocando o CD, atendendo o celular, abrindo o pacote de biscoitos, procurando o óculos no porta-luva, entre inúmeras outras coisas que ele pode estar fazendo.
Mas você já analisou o que significa um segundo para quem está andando a 80km/h? Então substituimos as unidades de km por metro (m) e hora (h) por segundos (s) e vejamos que 80(1000m/3600s), equivale a 22,22 m/s, significando que no intervalo de 1s o deslocamento foi de 22,22m. E quem anda à 120 km/h, desloca-se 33,33 m para o mesmo intervalo.
Fique alerta! Pois cada segundo de distração, desvio na atenção, ou do tempo necessário de reação para a tomada de decisão ao volante, podem significar muitos metros de deslocamento, colisões inevitáveis, atropelamentos, perda de controle da direção e o risco de de morte.
Estamos em um país com mais de 40.000 mortes por ano em acidentes de trânsito, onde 90% deles são causados por falha humana. Refletida neste próximo intervalo de um segundo, enquanto você lê a pergunta. Quantos dos acidentes de trânsito estão ligadas a falta de percepção e aplicação do significado dos valores de km/h para o seu deslocando e a sua representatividade para o intervalo de um segundo?

3 comentários:

Anônimo disse...

Valmir sempre inovando :)

Anônimo disse...

Precisamos explorar melhor as ferramentas da Internet em prol da educação, principalmente para a melhoria do processo ensino - aprendizagem de nossos estudantes.
Prof. Valmir Heckler

Anônimo disse...

matéria mutio interessante...

precisamos de professores assim, como você!
espero que possa aprender muito com contigo professor.

teh semana que vem...

christianpfei@hotmail.com